Sobre

Sobre a BonSolo

Reinaldo Osmar Pereira, proprietário da Bonsolo, é pedagogo e trabalha com Educação Ambiental há 20 anos.

Possui uma longa experiência em palestras e oficinas de manejo ecológico do solo em microambientes tais como escolas e condomínios; consultorias e assessorias sobre manutenção de jardins em condomínios e espaços públicos; inúmeros projetos voltados para a agroecologia, entre eles a biofábrica, que é a montagem de uma unidade produtiva de fertilizantes e defensivos na propriedade contratada, além de ações sociais e educativas sobre jardinagem ecológica e horta orgânica com várias instituições parceiras.

Em 1997, inicia a produção do biofertilizante BonSolo, produto natural, ecológico, orgânico, destinado a jardins, pomares, hortas e plantas de interiores, contribuindo com a preservação ambiental e sem risco de acidente para os usuários, podendo inclusive ser utilizado em educação infantil por ser 100% atóxico. A base do produto está fundamentada na Teoria da Trofobiose: Solo Equilibrado, Planta Saudável, tendo como beneficiário final o ser humano.

Em 2007, através de uma iniciativa da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) em parceria com a SANASA e apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, a BonSolo participou do Projeto de Responsabilidade Ambiental RAC-SANASA 2007 com o biofertilizante, o qual foi premiado em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo de 10 anos.

Um dos principais objetivos do pedagogo e ambientalista Reinaldo Osmar Pereira é sensibilizar pequenos e médios agricultores da eficiência, da viabilidade econômica, social e ambiental com aplicação de tecnologias sustentáveis nas lavouras. Ele sabe que este trabalho está condicionado à mudança cultural. A assimilação das teorias orgânicas exige conscientização e quebra de paradigmas.

Nesta trajetória, Reinaldo, além de realizar consultorias e assesorias, investe na produção dos produtos Bon Solo. O produto é uma das ferramentas para difundir a teoria da trofobiose, desenvolvida no início do século passado pelo biólogo francês Francis Chaboussou. “A essência da trofobiose é a busca do equilíbrio e saúde do solo como elementos essenciais para o bem estar do homem. A lógica é: solo saudável, planta saudável”, explica Osmar Pereira.

O produto garante a base da fertilização natural do solo, sendo rico em nutrientes. Com a utilização do biofertilizante integrado ao manejo ecológico do solo, visando a auto-sustentabiliade, é possível alcançar resultados que confirmam a viabilidade do custo benefício em pequena, média e grande escala, estando alinhado com a tendência de mercado em prol da qualidade de vida e consumo consciente que eleva o interesse por produtos orgânicos.

Nesta esteira, a ONG Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico apóia integralmente esta iniciativa, difundindo o biofertilizante como um elemento de convergência que favorece a compreensão de valores de respeito pela vida. “A cultura da paz também considera a relação de respeito com a natureza. A difusão da trofobiose, da permacultura e outras tecnologias sustentáveis facilitam a compreensão da relação do sagrado presente na natureza”, lembra Flavio Gordon, Presidente da Novo Encanto.

A proposta também é difundir o biofertilizante Bon Solo como uma ferramenta de capacitação para ser aplicada na prática, na formação de agentes ambientais e comunidades, visando a qualidade e manutenção de plantios e recuperação de matas ciliares e reservas ambientais.. “O Bon Solo é uma tecnologia social que possibilita a aplicação prática de conceitos de agroecologia, facilitando a assimilação em projetos junto às Prefeituras e Instituições em prol da comunidade”, defende a engenheira de alimentos e pesquisadora da FEA / Unicamp, Teldes Correa Albuquerque.

Enquanto as parcerias com instituições de pesquisas e órgãos públicos estão em adamento, outra frente de atuação que o ambientalista Osmar Pereira atua é com paisagistas, produtores de orquídeas e amantes de jardins e plantas de interiores. Por ser um produto 100% atóxico, de fácil manipulação e baixo custo, com aplicação foliar e via solo, lojas do ramo estão orientando os seus clientes a aderirem esta solução ambientalmente correta, associada a uma campanha de aderência da preservação e ampliação da consciência ecológica.

O produto é obtido da junção de matéria orgânica (cereais, frutas, verduras e legumes e água), através de um processo de fermentação. O pó-de-rocha apresenta a função de remineralizar e melhorar a biodiversidade do solo. O BonSolo é produzido para a comercialização no sítio Estrela Dalva, na região do bairro Carlos Gomes, no limite da zona rural urbana de Campinas.

Os interessados em adquirir o produto ou realizar parcerias em projetos ambientais podem entrar em contato com Reinaldo através dos telefones: (19) 97407-8406 ou pelo e-mail bon.solo@yahoo.com.br.